Perto de completar sete meses de trabalho na Câmara Municipal de Campos, a vereadora Linda Mara Silva (PT do B) vem se destacando por ações de trabalho pela preservação da cultura do município. Uma de suas principais ações foi a indicação simples para que o Acervo do Jornal O Monitor Campista retornasse à Campos, o que ocorreu no início do mês de abril. No entanto, as preocupações de Linda Mara não se referem somente à cultura, mas também em assuntos fundamentais para o desenvolvimento de Campos e melhorias para a população.
Na indicação do Acervo do Jornal O Monitor Campista, Linda Mara solicitou o tombamento do Jornal como patrimônio histórico e cultural de Campos. "O Monitor Campista é o terceiro jornal mais antigo do país, e o quinto da América Latina, e contém em seus arquivos pérolas do nosso passado, como, por exemplo, os anúncios de fuga e venda de escravos, a cobertura da primeira visita do imperador Dom Pedro II a Campos, a descoberta da bacia petrolífera em águas profundas no ano de 1974, entre outros. Não podíamos ficar sem nossa história aqui e assim foi feito, com a ajuda da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima. E hoje, temos nosso patrimônio de volta", disse.
Outro projeto de Linda Mara com o intuito de preservar a história e o patrimônio municipal é a informatização de todos os cemitérios de Campos. Também através de uma indicação simples, em outubro do ano passado, a vereadora solicitou, além da informatização, o resgate dos livros de registro e a restauração dos mesmos pelo Arquivo Público Municipal. "Campos possui o maior e mais antigo cemitério do interior do Estado do Rio, que é o cemitério do Caju, que tem 158 anos de fundação, além dos cemitérios da Baixada que guardam uma história riquíssima. Precisamos resgatar todo esse acervo histórico", disse.
Outra solicitação de Linda Mara é pelo registro de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Campos "O Clássico Goyta-Cano", que este ano completa um centenário entre os clubes Goytacaz e Americano. O projeto ainda tramita na Câmara.
Adoção - Com o objetivo de estimular a adoção legal e humanizada de crianças e adolescentes em Campos, Linda Mara foi autora do projeto de lei já sancionado pela Prefeita Rosinha que instituiu a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescente, que será comemorada, anualmente, entre os dias 25 e 30 de maio. O objetivo é conscientizar a todos de que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar saudável e afetuosa.
Segundo Linda Mara, durante a Semana serão desenvolvidas atividades e campanhas de conscientização, sensibilização e informação, inclusive com a realização de debates, concursos de redação, palestras de seminários. "Queremos estimular a adoção e despertar a necessidade de adoções tardias, inter-raciais, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais. E também debater a questão de várias formas para que possamos discutir e apresentar sugestões para políticas sobre o tema. A Semana de Incentivo vem para somar ao programa 'Um lar para mim' da prefeita Rosinha", explicou a vereadora.
Fonte: O Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário