Conheça os riscos do consumo exagerado de álcool




Fácil de ser encontrada nos supermercados e bares com variedade que atende a todos os gostos, preço acessível ao bolso de qualquer cidadão e com a influência das propagandas, a bebida alcoólica se tornou um hábito na vida de grande parte da população no mundo e é no carnaval que o seu consumo ocorre de maneira exagerada e, muitas vezes em sequência diária.

Fora a sensação de torpor que, justamente por causa do álcool as bebidas causam no organismo, e que muitos consideram agradável, a bebida alcoólica não fornece nenhum nutriente ao organismo e pode levar o indivíduo a sérias complicações, em caso de consumo exagerado.

De acordo com médicos o indicado para quem está de dieta é evitar qualquer tipo de bebida alcoólica, não só por que, dependendo da dieta, o corpo pode estar com insuficiência de algumas substâncias, mas por que o efeito pode ser desfavorável ao regime, já que a bebida possui um grande número de calorias.

Para se ter uma idéia, cada grama de álcool possui sete calorias, bem mais que o carboidrato e as proteínas que contém quatro calorias por grama. Uma tulipa de chopp de 300 ml, por exemplo, tem 130 calorias, o que corresponde a um pão francês que você consome no café da manhã, com o agravante de que, na maioria das vezes, não se bebe apenas um, dois ou três copos e sim vários.

A nutricionista Sandra Hisse Parente Coutinho, revelou que os órgão que são diretamente afetados pelo consumo do álcool e o que acontece em cada um deles.
“Em ingestão frequente de quantidades significativas de álcool no nosso corpo provoca lesões sérias, no cérebro, pâncreas, estômago e fígado, além de interferir na produção de sangue, perda de líquido, que causam a desidratação e uma série de fatores sociais” ressalta.

O ÁLCOOL NO CORPO
- No cérebro: reduz a capacidade de atenção no trabalho com a memória; altera o comportamento; provoca sonolência e reduz os reflexos;
- Hipocromia: diminui o nível da sua glicose. Na presença do álcool, nossas células ficam diminuídas necessitando de mais energia, justamente por que a energia degreda o álcool que está no corpo e quando isso não acontece o indivíduo entra no famoso coma alcoólico e se não for socorrido a tempo pode morrer;
- Desidratação: Sendo uma molécula, o álcool atravessa todas as membranas do corpo deslocando todos os sais minerais e potássio das células causando a desidratação. É por isso, que as pessoas que bebem bastante num dia, no outro sentem necessidade de ingerir bastante água, além de sintomas como dor de cabeça, boca seca;
- No esôfago, estômago e intestino: provoca ou agrava lesões como gastrite e úlcera;
- No fígado: provoca cirrose que pode levar a morte;
- Sangue: facilita o aparecimento de anemia;
- Sexo: provoca a impotência e stress;
- Nutrição: aumento de peso; fornecendo calorias tanto quanto gorduras;

Fonte: Site Ururau.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário