Veja a programação completa da 7° Bienal do Livro




Por Ruan Barros
Fotos: Roberto Joia

Os amantes da leitura terão a oportunidade de visitar a 7ª Bienal do Livro de Campos – “Leitura que muda o mundo”, que acontecerá de 23 de novembro a 2 de dezembro no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A Prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro, e do secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, anunciou a programação nesta segunda-feira (12) no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.

O evento contará com a presença de grandes nomes da literatura nacional e internacional como: Ziraldo, Juca Kfouri, Muniz Sodré, Laura Muller, Thalita Rebouças, além de MV Bill, Mc Sapão, Tony Garrido, Elba Ramalho e Gilberto Gil. Durante o anúncio da programação, os alunos do curso livre de teatro da FCJOL, sob a direção de Maria Helena Gomes, encenaram cenas de “Capitães de Areia”, “Menino Maluquinho” e “Gabriela”.

Este ano, a 7ª Bienal vai homenagear Jorge Amado, Alberto Lamego, Luiz Gonzaga e Osório Peixoto. O espaço contará com praça de alimentação, arena de shows, leituras da caverna, café e botequim literário, além de espaço jovem. Com o tema Antropofagia, o evento contará com diversas mesas temáticas, que vão abordar a educação, comportamentos, mídias sociais, sexualidade entre outras.

“Somos feitos de palavras ou nascemos delas. Este encontro possibilita aos jovens vislumbrarem um mundo novo. Investimos nas mais diversas áreas como na saúde, infraestrutura, entre outros. Na cultura, cabe a nós fomentar a riqueza histórica, pois quando homenageamos o artista, estamos valorizando a cultura e confirmando nossa identidade. Criamos um site que retrata a vida dos artistas locais”, destaca a Prefeita Rosinha Garotinho, informando a página oficial do evento: www.bienalcampos.com.br.

Para a presidente da Fundação e coordenadora geral do evento, Patrícia Cordeiro, esta edição da Bienal traz muitas novidades, além de ser realizado no Cepop. “Teremos espaço voltado para os artistas locais e para os professores. Os alunos da rede municipal poderão adquirir livros através do vale-livro. Quem prestigiar a bienal terá a oportunidade ímpar de encontrar, em um único lugar, os mais diversos temas através de obras literárias. Não sabemos a dimensão que a leitura pode ter na vida das pessoas. Serão tratados temas da atualidade que vão gerar debates de extrema importância como a redistribuição dos royalties”, completa.

Cerca de 10 mil pessoas devem passar diariamente pelo Cepop durante os dias de feira, onde será montada uma estrutura de 4 mil m². O secretário de Cultura falou sobre a importância da Bienal para a cidade.
“A feira é um momento em que a sociedade do conhecimento se reúne em todas as instâncias, projetando o futuro, fazendo os jovens e todos os visitantes refletirem, aumentando, assim, o seu repertório cultural”, destaca Orávio. Mais detalhes podem ser obtidos no site oficial da Bienal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário