Aeroporto de Macaé será completamente remodelado e modernizado
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Macaé, considerado a maior base de apoio à exploração de petróleo nacional, estão previstas para começar no segundo semestre deste ano e vão atender à demanda de tráfego criada pela descoberta de petróleo e gás na camada pré-sal na Bacia de Campos. A informação é do superintendente da unidade, Hélio Batista.
Segundo o superintendente, a primeira obra será a construção de uma nova torre de controle e, em seguida, serão ampliados o pátio e o terminal de passageiros, num investimento total de R$ 77 milhões, até 2012. O valor previsto inicialmente, de R$ 120 milhões, foi reduzido após a revisão de cálculos dos gastos.
Batista disse também que o cronograma está sendo obedecido e que, nesta primeira fase, estão sendo confeccionados os projetos. “Ainda este mês, devem ser feitas as licitações para a contratação das empresas que realizarão os serviços. Essa etapa deve ser concluída neste primeiro semestre”, afirmou.
O superintendente do aeroporto disse que a nova torre de controle terá tecnologia pioneira na América do Sul e vai aumentar o alcance de monitoramento das aeronaves que servem às plataformas instaladas em alto mar. As obras fazem parte do Plano de Investimentos da Superintendência Regional do Rio de Janeiro (SRRJ).
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, já havia solicitado à Infraero melhorias no aeroporto a fim de atender à grande demanda da atividade petrolífera. Um novo radar entrou em operação em fevereiro do ano passado. Com isso, o Controle de Aproximação de Macaé passou a contar com equipamentos de detecção, rastreamento e visualização com tecnologia de ponta, oferecendo mais segurança nos voos.
De acordo com estatísticas da Infraero, somente em janeiro deste ano, o aeroporto de Macaé registrou 4.807 voos com aeronaves domésticas e dois internacionais, entre pousos e decolagens; 29.600 passageiros, entre embarque e desembarque; e quase 23 toneladas de carga.
O complexo aeroportuário de Macaé está situado numa área total de 480 mil metros quadrados, com pátio das aeronaves com 41 mil metros quadrados, pista medindo 1,2 mil metros x 30 metros, terminal de passageiros numa área de 941 metros quadrados e estacionamento para 45 helicópteros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário