Segundo Eduardo Crespo, redução dos royalties pode atrapalhar

A meta do novo Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam Empreendedor) é investir R$ 90 milhões em 2010, com a geração de 11 mil postos de trabalho. Para isso, serão utilizados recursos diretos do Fundecam e de instituições financeiras conveniadas. “Isso só será viável se tivermos recursos dos royalties do petróleo”, ressalta o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo.

A prefeita Rosinha Garotinho criou novas leis no Fundecam para fomentar o desenvolvimento, através de linhas de financiamento para projetos estruturantes, microcrédito e na área de ciência, tecnologia e inovação. “A meta para este ano é viabilizar por mês, em média, de um a dois contratos estruturantes, gerando mais emprego e valorizando a vocação e o espírito empreendedor local. Pretendemos formalizar mais de mil contratos de microcrédito ainda este ano. Tudo isso com responsabilidade”, enfatiza Eduardo.

Ele informa que para o Fundecam atingir estas metas, está implantando um programa interno de gestão da qualidade (SGQ), de acordo com a NBR ISO 9001, em parceria com o Sebrae. O Fundecam, também em processo de informatização, está programado para ter um prédio próprio, na área central da cidade.

- De 2002 a 2009, o montante de financiamento do Fundecam foi de R$ 225 milhões, no total de 70 contratos, gerando 3.635 empregos (dados GFIP de setembro de 2009). Encontramos o Fundecam com mais de 50% de inadimplência. Estão sendo tomadas todas as providências cabíveis para recuperar este dinheiro, o que vem moralizando o Fundecam – ressalta Crespo.