DOAÇÃO DE SANGUE Quissamã incentiva doadores da cidade

Adilson dos Santos/PMQ

Doador não precisa estar em jejum


No próximo dia 29 de março, a Unidade Móvel do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado (HFM), de Campos, estará em Quissamã para realizar um evento de coleta de sangue em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A unidade ficará localizada na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, no horário das 9h às 16h. A última vez em que a unidade móvel esteve na cidade foi no dia 14 de dezembro, quando recebeu 54 doadores.

O sangue recolhido no dia de doação será utilizado pelo Hemocentro do HFM, que atende a 11 municípios da região, incluindo Quissamã. Os doadores presentes na visita do caminhão em dezembro poderão retirar, na própria Unidade, o resultado de sua análise sanguínea, que leva três meses para ser concluída. Esse foi o tempo que a unidade levou para retornar com os resultados e angariar novos doadores.

No momento da doação, é feita uma triagem com os voluntários, que são analisados rapidamente para saber se têm condições ou não de doar. Para ser voluntário, a pessoa também deve atender a algumas regras, como ter entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde, ter peso acima de 50 quilos, evitar alimentos gordurosos por, pelo menos, três horas antes da doação, não ser usuário de drogas, nem estar amamentando e não ter mantido relações sexuais com pessoas em grupos de risco. O doador não precisa estar em jejum, mas deve comer coisas bem leves, como chás e apresentar documento de identificação com foto.

Lendas - A assistente social da Secretaria de Saúde, Márcia Direnna, lembra que muitas pessoas têm medo da doação por desconhecer o processo. Ela enumera algumas das principais lendas a respeito da doação. “As pessoas chegam pensando que, se doar, vão engordar, que precisará doar sempre a partir dali, que o sangue afina ou causa anemia. Isso não é verdade. São lendas que não correspondem à realidade. O doador também não perde o dia de trabalho, já que a liberação após a doação é amparada por lei”, esclarece. Outra vantagem é que o doador ainda fica sabendo na hora seu tipo sanguíneo.

Márcia ainda informa que, quem quiser cadastrar como doador,basta comparecer ao no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas às segundas e terças-feiras, das 9h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário