Prefeita Rosinha Garotinho lança Centro de Referência da Criança e do Adolescente

A Prefeita Rosinha Garotinho, inaugura hoje (segunda-feira, 15), às 17h, o novo Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA), com diferentes serviços oferecidos à população e dois novos programas. O novo pólo está situado no prédio onde funcionava a antiga Associação de Proteção à Infância de Campos (Apic), no cruzamento entre a Avenida 28 de Março e a Rua Visconde do Itaboraí.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, o CRTCA vai receber o Programa de Anemia Falciforme, que funcionava no Hospital Geral de Guarus e foi ampliado. Segundo ele, cerca de 150 pacientes com anemia falciforme saem do município para se tratarem contra a doença no Rio, todo mês. A expectativa é tratar esses pacientes no próprio município a partir deste ano, gerando mais conforto aos seus familiares.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, lembrou que outra novidade é que o CRTCA terá um Programa de Genética para investigação de doenças específicas, não identificadas com exames mais simples. Ele ressaltou que o Centro Regional de Anomalias Congênitas da Face, que funciona no CRTCA, passará a contar com mais serviços como neuropsiquiatria, neuropediatria, hematologia, genética e otorrinolaringologia.

- Além disso, terá fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, cirurgia, ortopedia e assistência social, cujas áreas são imprescindíveis no tratamento do portador da doença - acrescentou o secretário, lembrando que, a partir de amanhã (terça-feira, 16), já é possível fazer marcação de consultas e exames.

O Setor de Nutrição contará com o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno, controle de obesidade e sobrepeso infantil e juvenil, além do Programa de Distribuição de Suplementação Alimentar para crianças com carência nutricional e de baixo peso (multi-mistura), como afirmou a coordenadora do Centro, Patrícia Sanguedo. “Outros serviços serão oferecidos, como vacinação, pediatria em geral, pré-natal, teste do pezinho, teste da orelhinha e, ainda este ano, vamos implantar o pré-natal para adolescentes”, garantiu a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário